Fale Conosco


Autismo

O atendimento é realizado no Ambulatório Borges da Costa. Para a marcação da consulta é necessário ir ao Ambulatório Borges da Costa, às segunda-s feiras, das 8 às 11 horas, com cópia de um encaminhamento com o diagnóstico de autismo. Para mais informações, os interessados devem ir pessoalmente no Ambulatório Borges da Costa - Serviço de Psquiatria (Av. professor Alfredo Balena nº 190), às segundas-feiras, das 08 às 10 horas.

Células-Tronco

Primeiramente, o interessado deve acessar o site  do Ministério da saúde para saber as informações gerais sobre células tronco: www.incl.rj.saude.gov.br - clicar em Terapia com Células Tronco. No Hospital da Clínicas temos estudos com células tronco, mas nenhum destes estudos em andamento têm uso clínico.

Cirurgia de Mudança de Sexo

O Hospital das Clínicas da UFMG não realiza a cirurgia de mudança de sexo (transgenitalização). Atualmente, apenas quatro hospitais no país estão credenciados, pelo SUS, a realizar a cirurgia de mudança de sexo:  o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, o Instituto de Psiquiatria da Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Em todos eles, a agenda de cirurgias está completa até o final do ano.

Salientamos que o paciente que deseja se submeter a tal cirurgia, deve entrar no site do Conselho Federal de Medicina, www.cfm.org.br, para verificar se se enquadra nos critérios exigidos.

Cirurgia Plástica

O HC/UFMG realiza cirurgias plásticas, somente as reparadoras, através do SUS - Sistema Único de Saúde. Quem é de BH, vem encaminhado do posto de saúde. Se o paciente for do interior do estado ou de outros estados,  quem deve providenciar o encaminhamento para cada uma das especialidades é a Secretaria Municipal de Saúde do município do paciente, que agendará a consulta na Central de Marcação do SUS, junto ao TFD - Tratamento fora de Domicílio de Belo Horizonte.

 

COEP - Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG.

COEP – Av. Antônio Carlos, 6627 Unidade Administrativa II – 2º andar – Campus Pampulha – Belo Horizonte/MG –  31270-901.  Telefones: 31 3409-4592/ 3409-4027 – coep@prpq.ufmg.br. Horário de atendimento: 9h às 11h e de 14h às 16h

Concurso Público

concursos públicos são autorizados pelo Governo Federal. Havendo concursos públicos abertos, seus  editais serão publicados em www.ufmg.br e www.hc.ufmg.br 

Convênios e Particulares

O Hospital das Clínicas da UFMG realiza consultas, exames e internações exclusivamente pelo SUS - Sistema Único de Saúde. De acordo com as Portarias Interministeriais MS/MEC Nº 2.400, de 2 de outubro de 2007 - MEC/MS/MPOG Nº 883, de 5 de julho de 2010, o Decreto Presidencial Nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010 e o Acórdão Nº 3004/2010, o Hospital das Clínicas não atende  convênios e particulares, desde o dia 31 de janeiro de 2011.  Em tempo, esclarecemos que as consultas sempre foram realizadas através do SUS.

Curso Controle de Infecção

O Setor de Cursos de Especialização do HC/UFMG oferece cursos de Especialização em Prevenção e Controle de Infecções. Mais informações sobre o curso desejado entre em contato com o Setor pelo telefone (31) 3409-9208 ou e-mail cepci.hc@gmail.com

Déficit de Atenção

Para ter acesso ao Serviço é necessário encaminhamento médico ou da escola em que a criança estuda. De posse do encaminhamento é necessário agendar a consulta no Ambulatório Borges da Costa (Av Professor Alfredo Balena, 190), somente às terças-feiras, das 8 às 11 horas, mediante a disponibiladade de vagas.


Ambulatório Borges da Costa
Serviço de Psquiatria - AMBDA (Ambulatório Déficit de Atenção)
Médico responsável Dr Arthur Kummer 

Doença de Crohn

O Ambulatório de Intestinos do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG) do Hospital das Clínicas da UFMG é ambulatório terciário, especializado na abordagem das afecções que acometem os intestinos delgado e grosso, entre elas as doenças inflamatórias intestinais, doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

As consultas são agendadas pelo Posto de Saúde mais próximo da residência do paciente, por meio da Central de Marcação de  Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Pacientes de outros municípios do Estado deverão ser encaminhados, para especialidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, que por sua vez providenciará o TFD (Tratamento fora do domicílio) junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

H Pylori

Os Testes Respiratórios são procedimentos diagnósticos realizados pelo Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG)do Hospital das Clínicas da UFMG. São eles:

- Teste Respiratório com 13C – uréia (para diagnóstico da presença da infecção gástrica pelo H. pylori).

- Teste Respiratório com 13C – ácido octanóico (para o estudo do esvaziamento gástrico de sólidos).

- Teste Respiratório com 13C – ácido acético (para o estudo do esvaziamento gástrico de semi-líquidos).

- H2 expirado – São dois:

        1) Intolerância a lactose (substrato lactose)

        2) Supercrescimento bacteriano (substrato glicose)

    
Esses procedimentos são previamente agendados nos Postos de Saúde, via Secretaria Municipal de Saúde (Central de Marcação de Procedimentos) ou podem ser marcados diretamente na secretaria de marcação de exames do IAG, desde que o paciente apresente solicitação do exame expedido por médico do SUS.

Mais informações pelos telefones (31)3409-9246 ou 3409-9247

 

Horário de visitas

Horário de visita às enfermarias  

11:00 as 20:00 horas.

CTI Adulto e UCO
16:00 às 17:00 2 pessoas por vez (4 visitas diárias) 

Maternidade
Visita: 11:00 às 20:00 – 4 visitas
Acompanhante 08:00 às 09:00 e 20:00 às 21:00

Pré-Parto 
15:00 às 16:00 – 4 visitas por dia (1 por vez)
Acompanhante 10:00 às 11:00 e 20:00 às 21:00

Neonatologia

15:30 às 17:00h todos do dias - acompanhamento do pai ou mãe
1 visitante por dia com permanência de 10 minutos

Horário de troca de acompanhantes pré-parto e enfermeira 
ala sul e ala norte – Maternidade

10:00 às 11:00
20:00 às 21:00 

Horário de troca de acompanhante das enfermarias
08:00 às 09:00
13:30 às 14:30
19:30 às 20:30

Bloco Cirúrgico 
02 acompanhantes

CIT Pediátrico
11:00 às 18:00 (3 visitas por dia – 1ª por vez)

Reprodução Humana – 9ºandar 
07:30 às 12:00h para atendimento a pacientes

Transplantes (9º leste)
15:00 às 16:30 – 2 visitas por dia


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

-   De acordo com informações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviço de Nutrição e Dietética (SND), não é permitida a entrada de alimentos e/ou plantas nas dependencias do hospital;
-   Notícias e outros assuntos sobre pacientes devem ser tratados no horário de visitas ou pelo acompanhante;
-   Não dispomos de espaço físico para guarda-volumes e não responsabilizamos por bens particulares;
-   Use  sempre o crachá afixado na roupa, na altura do peito;
-   Permaneça junto ao paciente que você está visitando;
-   Fale baixo, o silêncio é importante para a recuperação de nossos pacientes;
-   Não fume dentro do hospital.

Marcação de Consultas

O Hospital das Clínicas atende exclusivamente pelo SUS. Consultas, exames e cirurgias com especialistas do Hospital das Clínicas são marcados através da 
Central de Marcação do SUS/BH (Secretaria Municipal de Saúde). 

O paciente de Belo Horizonte deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Se o paciente for do interior do estado ou de outros estados, é a Secretaria de Saúde do Município da pessoa  quem faz o encaminhamento e a marcação da consulta com o especialista, através do TFD - Tratamento fora de Domicílio de Belo Horizonte, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Parecer On-Line

Esclarecemos que somente um médico tem condições de avaliar o quadro clínico  de um paciente e dar o diagnóstico, fornecer orientações sobre o uso de medicamentos e tratamentos. Sugerimos que o paciente se dirija ao Posto de saúde mais próximo de sua residência para passar por uma avaliação médica.(Código de Ética Médica, Capítulo V, artigo 62: "é vedado ao médico prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente...")

Prontuário

Para ter acesso ao prontuário,  o paciente deverá comparecer ao SAME, munido de documento de identificação com foto. O SAME está localizado no Ambulatório Bias Fortes, situado à Alameda Alvaro Celso, nº175, Santa Efigênia, em frente à entrada principal do supermercado Extra.

Caso o paciente não possa comparecer, será necessário a apresentação dos seguintes documentos:

- Procuração de autorização: esta deve conter nome completo do paciente e da pessoa autorizada bem como o número dos documentos;

- cópia dos documentos de identificação com foto do paciente;
- cópia dos documentos de identificação da pessoa autorizada com foto;

Em caso de óbito do paciente, a cópia do prontuário só poderá ser liberada com ORDEM JUDICIAL.

Reprodução Humana

Para ter acesso ao Serviço, é necessário que o casal procure um Posto de saúde perto de sua residência (se for do interior de Minas ou de outros estados, precisará procurar a Secretaria de Saúde de seu município). Uma consulta será marcada no Posto de Atendimento Médico - PAM do bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte/MG. Caso fique constatado que o casal precisa recorrer à reprodução assistida, o PAM providenciará o encaminhamento para o HC/UFMG. Os telefones do posto são: (31) 3277.5771  ou 32775668  e o endereço é rua Joaquim Felício, 101, bairro Sagrada Família.O tratamento é custeado pelo SUS, no entanto, a medicação indispensável na indução da fertilização deve ser adquirida pelo casal. 

O acesso ao Laboratório de Reprodução Humana Prof. Aroldo Fernando Camargos do Hospital das Clínicas da UFMG dá-se da seguinte forma: 
1- Obter encaminhamento médico por escrito, preferencialmente na Unidade Básica de Saúde ou Centro de Saúde do seu bairro.
2- Ser residente no município de Belo Horizonte, levar o encaminhamento médico à gerência da Unidade Básica de Saúde. Se residente no interior, levar o encaminhamento médico à Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.
3- Solicitar a marcação de consulta, pela Central de Marcação, no PAM Sagrada Família (em Belo Horizonte) com a equipe de Reprodução Humana. 

Para esclarecimentos sobre o tratamento e a melhor conduta a ser adotada, favor consultar o médico especialista, pois podem existir particularidades em cada caso. Mais informações www.hc.ufmg.br/reproducaohumana

 

 

Teste Respiratório

Os Testes Respiratórios são procedimentos diagnósticos realizados pelo Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG)do Hospital das Clínicas da UFMG. São eles:

- Teste Respiratório com 13C – uréia (para diagnóstico da presença da infecção gástrica pelo H. pylori).

- Teste Respiratório com 13C – ácido octanóico (para o estudo do esvaziamento gástrico de sólidos).

- Teste Respiratório com 13C – ácido acético (para o estudo do esvaziamento gástrico de semi-líquidos).

- H2 expirado – São dois:

        1) Intolerância a lactose (substrato lactose)

        2) Supercrescimento bacteriano (substrato glicose)

    
Esses procedimentos são previamente agendados nos Postos de Saúde, via Secretaria Municipal de Saúde (Central de Marcação de Procedimentos) ou podem ser marcados diretamente na secretaria de marcação de exames do IAG, desde que o paciente apresente solicitação do exame expedido por médico do SUS.

Mais informações pelos telefones (31)3409-9246 ou 3409-9247

TPM

Para atendimento a TPM - Tensão pré-menstrual, a paciente deve ter encaminhamento específico de TPM  de um médico ginecologista ou clínico geral. Para efetuar a marcação, a paciente deve comparecer ao Ambulatório Borges da Costa, Serviço de Psquiatria (av. prof. Alfredo Balena, 190) às  segundas-feiras, das  8 às 11 horas. Mais informações ir pessoalmente às segundas-feiras de 08 às 11 horas.

Transgenitalização

O Hospital das Clínicas da UFMG não realiza a cirurgia de mudança de sexo (transgenitalização). Atualmente, apenas quatro hospitais no país estão credenciados, pelo SUS, a realizar a cirurgia de mudança de sexo:  o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, o Instituto de Psiquiatria da Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Em todos eles, a agenda de cirurgias está completa até o final do ano.

Salientamos que o paciente que deseja se submeter a tal cirurgia, deve entrar no site do Conselho Federal de Medicina, www.cfm.org.br, para verificar se se enquadra nos critérios exigidos.

Transtorno Bipolar

As marcações de consulta para o Ambulatório de Transtorno Bipolar são feitas mediante encaminhamento, toda segunda das 08 às 11horas, no Ambulatório Borges da Costa, situado à Av. Prof. Alfredo Balena, 190 Santa Efigênia.

O encaminhamento médico deve conter o CID (coódigo internacional de doenças). Informamos  que somente um médico tem condições de avaliar o quadro clínico do paciente e dar o diagnóstico.  Sugerimos que procure um posto de saúde mais próximo de sua residência para passar por uma avaliação.

Voluntariado

O projeto de Voluntariado Social no HC/UFMG está passando por modificações e no momento está suspenso. O Voluntariado Técnico, direcionado a profissionais especializados nas Áreas de Saúde permanece, sendo o contato diretamente no setor de Recursos Humanos (VDRH). Mais informações Programa de Humanização - 31 3409-9290 - Recursos Humanos 31 3409-9345

Se sua dúvida não foi esclarecida através de nossas perguntas frequentes, clique aqui e envie sua pergunta.

Metas Internacionais

Prontuário do Paciente


© Todos os direitos reservados
>> Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social HC/UFMG
O HC/UFMG é um hospital público que atende exclusivamente pelo SUS
Av. Prof. Alfredo Balena nº 110, Santa Efigênia, Belo Horizonte, CEP: 30.130.100