Oque é um evento Adverso?

CONCEITO: São complicações indesejadas decorrentes do cuidado prestado aos pacientes, não atribuídas à evolução natural da doença de base.

Quem pode Notificar?

Todos os profissionais do HC-UFMG (todas as categorias assistenciais e administrativas),Professores e Alunos.

Como Notificar?

1) Registrar o Evento Adverso (EA) no impresso de Notificação de Eventos Adversos e Quase Falhas.
Disponível no Portal Institucional do HC/UFMG

2) Em caso de eventos adversos registrar em prontuário,através do código do impresso sem descrever identidade e número de registro de órgãos de classes dos profissionais envolvidos.

3) Todas as fichas de notificações de eventos adversos e quase falhas (deverão ser preenchidas nos setores e em seguida deverão ser encaminhadas a coordenação da CGREA por email ou por meio físico,na Gesqualis, sala 11, ala oeste, térreo no horário de 8:00 às 18:00h, de segunda às sextas-feiras. Nos demais dias e horários, o formulário de notificação deverá ser preenchido e encaminhado via email (gesqualis@hc.ufmg.br).

4)Ao receber a notificação de eventos adversos a cordenação da Comissão de Gestão do Risco e Eventos Adversos e Quase Falhas (CGREA) fará os encaminhamentos necessários sempre focando uma política educativa não punitiva no gerenciamento da comunicação de erros ou ocorrências. Todos os colaboradores são encorajados a notificar qualquer suspeita ou identificação de erro assistencial e devem fazê-lo sem medo de retaliação em relação ao seu trabalho. O Hospital entende que erros ocorrem, em sua maioria, por falha nos sistemas e processos e o foco será a melhoria destes, dando o suporte necessário para que os colaboradores sejam parte integrante dos processos de melhoria contínua para prevenir a recorrência do erro.

5) em caso de dúvidas todo plano e anexos utilizado estão em nossa intranet na página da GESQUALIS...